29 de abr de 2010

Profissões em demanda - BIQ e regiões do Québec

Algumas dúvidas mais frequentes do processo (e com razão) estão relacionadas às demandas profissionais no Canadá. Como saber , por exemplo, as profissões em demanda no Québec? Quais as profissões mais buscadas por região? Será que a minha profissão está nessas listas?

Boas e legítimas perguntas para as quais seguem aqui duas dicas de fontes de pesquisa.

Primeiro, para saber sobre a lista de profisssões "privilegiadas" para o Processo de imigração para o Québec, anunciadas pelo BIQ a partir de 14 de outubro de 2009, clique aqui. Pra quem já está no processo já deve saber, mas quem está começando ou interessado em aplicar, fica a indicação.

Segundo, para saber mais sobre as profissões em demanda em cada região, vi que o site Emploi-Québec atualiza várias vezes por ano um lista de demanda por regiões. A última atualização é de Fev/2010. Pelo que vi mais superficialmente muitos são na área técnica, vi menos do nível superior, mas tem. Mas enfim, é mais uma fonte de pesquisa que ajuda a ter uma "noção" da realidade dos mercados por lá.

Seguem abaixo os links para ver as demandas por região, em várias áreas e níveis:

Estrie (ville de Sherbrooke et sa région)
Les professions les plus en demande en Estrie

Montérégie (banlieue sud de Montréal et sa région)
Les professions les plus en demande en Montérégie

Montréal
Les professions les plus en demande à Montréal

Laval (au nord de Montréal)
Les professions les plus en demande à Laval

Lanaudière (au nord de Laval)
Les professions les plus en demande dans Lanaudière

Laurentides (au nord de Laval)
Les professions les plus en demande dans les Laurentides

Outaouais (ville de Hull et sa région)
Les professions les plus en demande en Outaouais

Ville de Québec
Les professions les plus en demande dans la capitale du Québec

(Fonte)

Mas atenção, pessoal, essas informações são apenas dicas de fontes de pesquisa. Uma lista do BIQ, que dá a pontuação por profissão, mas que não determina a aceitação ou não no processo, muito menos que vai ter emprego certo lá, e uma ferramenta que dá um "retrato" da situação de oferta para várias áreas, níveis, em diversas regiões.

Sobre o processo, há vários outros critérios que são colocados em questão, e esse conjunto de critérios (ver aqui) é que define as chances de aprovação. Sobre a colocação profissional, se não está "em demanda", não quer dizer que não tem vaga para as outras áreas e níveis, nem que não interessa pra eles, né?...Além dessas listas, vale visitar os diversos sites de emprego Jobboom, Monster.ca, Emploi.Québec etc. e fazer sua pesquisa pra conferir. ;-)

E claro, isso é só uma parte da coisa toda...

Bonne chance à tous!

4 comentários:

  1. Com certeza a lista ajuda, mas há um monte de coisas a se considerar.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  2. Oi Tissy, não conhecia este link do Emploi Québec. Estou conferindo a demanda da região do Outaouais, mas acho que em geral a demanda do Québec é bem parecida... Muita demanda para a área da saúde (auxiliares) e informática. A minha área não entrou na lista, mas não tem problema, eu corro atrás!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, Tissy!
    Ainda bem que a minha estava na lista!
    Ufa!
    Vou imprimir isso pra levar pra entrevista!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Legal! Os posts são inspiradores. Estamos curtindo bastante todas as suas experiências. Estamos querendo ir pra lá no ano que vêm. Talvez Vancouver. Se puder entrar em contato!

    Olá Canadá - Viagem & Turismo!

    Abraços,
    Dan & Jo

    ResponderExcluir